segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Psoríase: Alimentação e estilos de vida saudáveis ajudam a controlar sintomas

-
Decorreu no passado dia 8 de Novembro, no Porto, o 4º encontro nacional da PSOPortugal, Associação Portuguesa da Psoríase. A questão da alimentação foi um dos pontos focados, tendo os seus intervenientes chegado à conclusão da sua importância no combate à doença.
-
Assim, uma dieta rica em frutas, cereais e óleos vegetais é essencial para o controlo da psoríase, uma doença crónica de pele que afecta cerca de 250 mil Portugueses. Pelo contrário, o consumo de gorduras saturadas (presentes nas carnes vermelhas) e a ingestão de álcool em excesso podem levar à acumulação de toxinas, e consequentemente ao surgimento de crises da doença.
-
Estudos previamente desenvolvidos já haviam referido que alimentos como salmão, sardinhas, cenouras e brócolos, ricos em antioxidantes, beta-caroteno, ácido fólico, ómega-3 e zinco, reforçam o sistema imunitário e evitam a acumulação de toxinas, ajudando no controlo efectivo da doença.
-
"Na edição deste ano, a PSOPortugal pretendeu alertar para as dificuldades que os doentes têm que ultrapassar diariamente, desde os cuidados com a alimentação até às opções terapêuticas que estão disponíveis em Portugal", afirmou João Cunha, presidente da PSOPortugal.
-
Renata Ramalho, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina do Porto, expressou igualmente a sua opinião, sublinhando a importância daquilo que ingerimos e no reflexo que acarreta na saúde da nossa pele, daí a alimentação ter uma importância tão grande nos doentes de psoríase. "Apesar de a alimentação ser fundamental para a doença, não se pode assumir a existência de uma dieta milagrosa. Alguns alimentos, em especial peixes gordos e óleos de peixe, naturalmente ricos em ácidos gordos polisaturados, ajudam no alívio dos sintomas", afirmou.
-
Relativamente ao tema "Opções de um doente de psoríase: da terapêutica à alimentação", o encontro contou ainda com a participação do dermatologista Osvaldo Correia.Segundo o especialista, em relação aos tratamentos existem actualmente terapêuticas gerais eficazes, que devem ser adequadas a cada caso e que permitem "adormecer" o processo inflamatório, melhorando a qualidade de vida dos doentes de psoríase.
-
É assim com o objectivo de ajudar os doentes a viver melhor com a sua doença que a PSOPortugal, Associação Portuguesa da Psoríase, em parceria com a Academia das Emoções, disponibiliza na sua sede em Lisboa consultas de apoio psicoterapêutico para os doentes e seus familiares.
-
"Para além das consultas de Psicologia Clínica e Psicologia Educacional, a PSOPortugal terá ainda um departamento de Formação e Consultoria, que vai permitir o desenvolvimento e qualificação científica da investigação psicológica dos doentes, e ateliês de ocupação dos tempos livres", referiu ainda João Cunha, presidente da associação. (Farmacia.com.pt)
-