sábado, 8 de novembro de 2008

Crianças imitam hábitos dos pais desde muito pequenos

-
Uma nova investigação sugere que os pais, que querem que os seus filhos em idade pré-escolar comam vegetais, devem ter em conta os seus próprios hábitos alimentares.
-
Num estudo com 120 crianças pequenas, que puderam comprar comida numa mercearia a fingir, os investigadores descobriram que mesmo as crianças com dois anos tinham tendência para imitar as habituais escolhas de alimentos dos pais.
-
As crianças que se abasteceram de doces, bebidas açucaradas e petiscos salgados geralmente tinham pais cuja habitual lista de compras continha tais artigos. Igualmente, as crianças com os hábitos de compra mais saudáveis também pareciam estar a seguir as acções dos pais.
-
As descobertas, publicadas na edição de Novembro da "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", sugerem que mesmo as crianças muito pequenas não procuram indiscriminadamente os doces quando têm oportunidade, pelo contrário, parece que já estão a formar preferências alimentares, potencialmente duradouras, com base no conteúdo dos carrinhos de compras dos pais.
-
De acordo com os investigadores, liderados pela Dra. Lisa A. Sutherland, da Faculdade de Medicina de Dartmouth, em New Hampshire, nos Estados Unidos, os dados sugerem que as crianças começam a assimilar e a imitar as escolhas alimentares dos pais muito cedo, mesmo antes de conseguirem perceber totalmente as implicações dessas escolhas.
-
Isto significa que a mercearia ou o supermercado podem ser como uma sala de aula, onde os pais ensinam aos filhos que os alimentos como a frutas, vegetais e cereais devem ter prioridade em relação aos petiscos e sobremesas. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: