terça-feira, 4 de novembro de 2008

Uvas podem ajudar a baixar pressão sanguínea e a melhorar função cardíaca

-
Investigadores norte-americanos descobriram, num estudo com ratos de laboratório, que as uvas de mesa podem ajudar a baixar a pressão sanguínea e os sinais de danos no músculo do coração, enquanto melhoram a função cardíaca.
-
Os investigadores do Centro Cardiovascular da Universidade do Michigan, em Ann Arbor, estudaram o efeito das normais uvas de mesa, uma variedade de uvas verdes, vermelhas e pretas, que foram misturadas na dieta dos ratos de laboratórios em forma de pó, como parte de uma alimentação baixa ou elevada em sal.
-
Os investidores realizaram muitas comparações entre os ratos que consumiram a dieta de teste e os ratos de controlo que não receberam qualquer pó de uva, incluindo alguns que receberam uma dose ligeira de um fármaco comum para a pressão sanguínea. Todos os ratos eram de um tipo criado em laboratório, que desenvolve pressão sanguínea elevada quando alimentado com uma dieta elevada em sal.
-
Após 18 semanas, os ratos que receberam a dieta enriquecida com pó de uva apresentaram uma pressão sanguínea mais baixa, melhor função cardíaca, inflamação reduzida e menos sinais de danos no músculo do coração, em comparação com os ratos que comeram a mesma dieta salgada, mas que não consumiram uvas.
-
O estudo, publicado na "Journal of Gerontology: Biological Sciences", também revelou que alguns ratos que receberam o fármaco para a pressão sanguínea, juntamente com a dieta salgada, também apresentaram uma redução da pressão sanguínea, mas os seus corações não foram protegidos dos danos como os dos ratos do grupo alimentado com uvas.(Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: