terça-feira, 4 de novembro de 2008

Suplementos de selénio e vitamina E não ajudam a prevenir cancro da próstata

--------------------------------------------------------Photo Credits: Nicholas Cheong
-
Investigadores norte-americanos revelaram que suplementos de selénio e vitamina E, tomados isoladamente ou em combinação, não ajudam a prevenir o cancro da próstata e podem mesmo aumentar ligeiramente o risco.
-
Uma revisão inicial e independente dos dados de um ensaio sobre o selénio e a vitamina E na prevenção do cancro, conhecido como SELECT (Selenium and Vitamin E Cancer Prevention Trial), demonstrou duas tendências preocupantes: um pequeno, mas não estatisticamente significativo, aumento do número de casos de cancro da próstata entre os mais de 35 mil homens com mais de 50 anos do ensaio que receberam apenas vitamina E; e um pequeno, mas não estatisticamente significativo, aumento do número de casos de início de diabetes nos homens a tomar apenas selénio.
-
Como esta é uma análise inicial dos dados do estudo, nenhuma destas descobertas prova um aumento do risco com os suplementos e ambas podem ser resultantes de acaso, segundo os investigadores.
-
O SELECT é coordenado pelo Grupo de Oncologia do Sudeste, dos Estados Unidos, uma rede internacional de instituições de investigação, em mais de 400 locais clínicos nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá.
-
Os participantes do SELECT estão a receber cartas a explicar a revisão do estudo e informações para pararem de tomar os suplementos do estudo. Os participantes irão continuar a ser monitorizados pelo pessoal da organização do estudo, o que pode incluir testes regulares para detectar o cancro da próstata, como o exame rectal digital e teste ao Antigénio Específico da Próstata, ou PSA. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: