terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pneumonia pode aumentar risco de problemas coronários

-
Uma pesquisa veio sugerir que as pessoas que são hospitalizadas com pneumonia bacteriana apresentam uma probabilidade quase 8 vezes superior de virem a sofrer problemas coronários, como ataques cardíacos, nos 15 dias que precederam a sua admissão no hospital.
-
Os resultados da pesquisa acrescentam ainda que aqueles que sofrem desta condição apresentavam um risco também superior de virem a sofrer "episódios" coronários nos primeiros dia após a sua hospitalização comparativamente ao período de um ano, antes ou após terem sido hospitalizados.
-
O estudo baseou-se em 206 casos de pacientes que foram hospitalizados devido a pneumonia causada por Streptococcus pneumoniae (Pneumococo) ou Haemophilus influenzae, e 395 casos não-pneumológicos "controlados" que foram hospitalizados devido a outras condições.
-
Comparativamente aos pacientes "controlados", os pacientes que tinham pneumonia apresentaram um risco superior de virem sofrer problemas coronários nos 15 dias antes de entrarem no hospital. No total, 10,7% de pacientes com pneumonia tiveram complicações relacionadas com o coração nos 15 prévios a serem hospitalizados, comparativamente a apenas 1,5% dos pacientes "controlados".
-
Uma análise mais detalhada revelou ainda que os pacientes com pneumonia tinham uma probabilidade 45 vezes maior de experienciarem problemas coronários agudos nos dias que precederam a sua admissão no hospital comparativamente aos períodos de um ano antes ou depois da sua hospitalização.
-
Os investigadores sustentam agora que é necessário realizar mais estudos por forma a entender as bases moleculares desta associação. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: