sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mulheres obesas sofrem mais com stress

-
Investigadores norte-americanos sugerem que as mulheres que têm peso acima da médica passam por situações mais stressantes comparativamente aquelas que têm peso considerado normal.
-
O estudo, que foi realizado por uma equipa do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, foi publicado na revista académica Preventive Medicine, analisou 41217 adultos.
-
Os resultados demonstraram que as mulheres que têm peso acima da média têm uma probabilidade superior de perder o emprego, ser vítimas de crime, cometer crimes ou enfrentar problemas financeiros.
-
De acordo com os investigadores, estas mulheres aparentam sofrer mais, especialmente no trabalho, onde se sentem mais discriminadas do que os colegas do sexo masculino que também têm peso acima da média.
-
Os cientistas afirmam que existem alguns factores que podem explicar esta ligação entre o peso e eventos stressantes. A discriminação, por exemplo, pode levar a uma baixa auto-estima, fazendo com que as pessoas afectadas não lutem pelos seus direitos, perdendo hipóteses de serem promovidas.
-
O estudo classificou os participantes segundo o seu Índice de Massa Corporal (IMC) em pessoas acima do peso, obesas ou extremamente obesas.
-
Quando indivíduos obesos ou extremamente obesos foram avaliados, as probabilidades de surgirem eventos stressantes foram maiores, tanto entre mulheres como nos homens, em comparação com pessoas de peso considerado normal. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: