terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fármaco pode prevenir diabetes em pacientes com artrite reumatóide

-
Segundo uma investigação revelada numa reunião em São Francisco, Estados Unidos, o risco de desenvolver diabetes é reduzido em metade entre os pacientes com artrite reumatóide que usam hidroxicloroquina como tratamento.
-
"As pessoas com artrite reumatóide têm um risco acrescido de diabetes devido ao seu estilo de vida sedentário, inflamações crónicas e uso de medicamentos esteróides que podem provocar aumento de peso", afirmou Androniki Bili durante a apresentação do estudo.
-
Uma pesquisa previamente realizada em 2007 demonstrou uma redução impressionante de 77% de novos casos de diabetes em pacientes com artrite reumatóide que eram administrados com hidroxicloroquina por um período superior a 4 anos.
-
Neste novo estudo foram examinados os registos médicos de 1824 pacientes com artrite reumatóide sem diabetes, 525 tinham sido administrados com hidroxicloroquina e 1299 nunca tinham utilizado o medicamento.
-
Durante o período médio de 3 anos, a taxa de diabetes diagnosticada em pacientes administrados com hidroxicloroquina era cerca de metade da taxa registada em pacientes que não tomaram o fármaco.
-
Uma análise mais profunda notou que existia uma grande variedade de factores que poderiam ter influenciado estes resultados, sendo que o facto de alguma vez um paciente ter tomado hidroxicloroquina estava associado a uma redução de 53% do desenvolvimento de novos casos de diabetes.
-
"Tendo em conta a segurança e baixo custou da hidroxicloroquina, esta pode ser bastante útil na prevenção da diabetes em grupos de risco elevado também", afirmou Androniki Bili. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: