sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Antibióticos já não são eficazes

-
Tuberculose - novos remédios dados apenas nos hospitais
-
As novas classes de antibióticos, mais eficazes, são ministradas exclusivamente aos doentes nos hospitais, não sendo autorizada a venda ao público. A medida pretende evitar um agravamento das resistências nos doentes mais graves, como os que têm tuberculose.
-
A resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública e o problema afecta em especial os portugueses, que são, na Europa, os que apresentam as taxas mais elevadas de resistência àqueles medicamentos.
-
Em declarações ao CM, o director-geral da Saúde, Francisco George, reconhece a gravidade do problema da resistência aos antibióticos e deixa um alerta: "É necessário que sejam descobertas novas moléculas, que originam novos medicamentos, para combater o problema da resistência aos antibióticos."
-
Segundo aquele responsável, o problema "é preocupante".
-
O problema da resistência aos antibióticos deve-se,segundo Francisco George, ao consumo "abusivo e desordenado "dos medicamentos. "Muitas vezes os tratamentos não são completos, o que pode originar resistências."
-
O assunto vai ser analisado pela Comissão Técnica para a Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos, criada por despacho do Ministério da Saúde, publicado ontem em Diário da República. (Correio da Manhã)
-

Sem comentários: