domingo, 3 de agosto de 2008

Clínica alemã anuncia primeiro transplante de dois braços completos

-
Operação decorreu em Munique e o paciente está bem
Clínica alemã anuncia primeiro transplante de dois braços completos

-
Pela primeira vez no mundo foi realizado um transplante de dois braços completos a um homem, que tinha ambos os membros amputados após um acidente de trabalho, anunciou hoje a clínica da universidade técnica de Munique, no sul da Alemanha.
-
Após uma cirurgia de 15 horas há seis dias, o paciente encontra-se bem.Em comunicado, a clínica Klinikum rechts der Isar sublinha que esta é a primeira operação do género em todo o mundo e que o estado de saúde do paciente, um alemão de 54 anos, seis dias após a cirurgia, não apresenta quaisquer complicações.
-
O paciente, um agricultor que perdeu os dois braços num acidente de trabalho há seis anos, tinha tentado utilizar próteses artificiais, mas depois de resultados negativos consecutivos procurou ajuda na clínica especializada em cirurgia plástica e de mãos.
-
Sob a direcção dos médicos alemães Christoph Hohnke e Edgar Biemer, uma equipa de 40 pessoas efectuou entre os dias 25 e 26 deste mês o transplante, explicado ao pormenor ao doente.
-
“Antes da operação, esclarecemos-lhe que teria que lidar com o facto de que iria ter as mãos de outra pessoa”, contou Edgar Biemer à Reuters, lembrando que quando o paciente acordou da cirurgia olhou para as suas mãos e mostrou-se muito satisfeito. “Muito bem”, disse aos médicos que o acompanharam durante todo o processo.
-
Edgar Biemer sublinhou que uma das principais dificuldades de um transplante de dois braços completos é encontrar dadores. “Actualmente, até o número de dadores dispostos a doar os seus órgãos internos está a decrescer”, salientou, acrescentando que continua a ser “mais aceitável ter rins de familiares doados, do que ter uma perna completa, uma mão ou uma cara”.
-
Um dos últimos transplantes inéditos anunciados ao mundo ocorreu em França, em 2005, quando uma mulher de 38 anos foi sujeita a um transplante facial. Isabelle Dinoire foi atacada pelo seu cão, perdendo os lábios e o nariz, o que a impossibilitava de falar ou comer normalmente. A 27 de Novembro desse ano foi submetida à cirurgia no Hospital de Amiens, no Norte de França, numa operação que levou 15 horas a concretizar, dado que obrigou ainda ao transplante de tecidos, músculos e vasos sanguíneos de um único dador.(Público)
-

Sem comentários: