terça-feira, 26 de agosto de 2008

Hepatite B afecta cem mil em Portugal

-
Saúde: Dois mil milhões de doentes em todo o mundo
Hepatite B afecta cem mil em Portugal
-
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a situação dramática que se vive em todo o Mundo, com o vírus da hepatite B (VHB). Esta doença, que causa cirrose e cancro do fígado, infecta dois mil milhões de indivíduos nos cinco continentes e mais de 350 milhões têm uma infecção crónica.
-
Em Portugal existem cerca de cem mil infectados com o vírus. Destes, dez mil desenvolverão cirrose. Os casos mais graves, entre 400 a 500 doentes, terão cancro do fígado.
-
Este panorama negro da infecção da hepatite B agora traçado pela OMS não é desconhecido do hepatologista (especialista em doenças do fígado) Carneiro Moura. Ao CM critica a falta de atenção dos governantes para o grave problema. "Durante muitos anos todas as atenções voltaram-se para a sida e descuraram-se as hepatites B e C. É preciso investir mais no tratamento e prevenção desta doença."
-
Não existem dados sobre o número de mortes emPortugal relacionadas com esta doença, que não tem sintomas. Segundo o especialista, continuam a existir novos casos de doença porque "muitos sectores da população não estão vacinados". É o caso dos imigrantes, "que não vão ao Serviço Nacional de Saúde", apesar da vacinação obrigatória aos recém-nascidos ter um papel importante na prevenção. A obrigatoriedade da vacina é comum a mais de 115 países.
-
A hepatite B é uma infecção viral que ataca o fígado e causa doença crónica e morte. O vírus transmite-se através do sangue e fluídos orgânicos de uma pessoa infectada e não através de contactos sociais.
-
Segundo a OMS, 25 por cento dos adultos que se tornaram infectados crónicos na infância, poderão morrer de cancro do fígado ou cirrose.
-
O vírus da hepatite B é cinquenta a cem vezes mais infeccioso do que o da sida e a sua prevenção é possível graças às vacinas. (Correio da Manhã)
-

Sem comentários: