domingo, 3 de agosto de 2008

Calor altera propriedades dos remédios

-
Alerta: Calor altera as propriedades
Maus remédios
-
A exposição dos medicamentos às altas temperaturas do Verão pode alterar as propriedades daqueles e os efeitos que produzem no organismo, que, em vez de serem benéficos, poderão constituir perigo para o doente.
-
O alerta foi dado ontem pela Autoridade Nacional do Medicamento, Infarmed, que recomenda o transporte dos remédios em embalagens isotérmicas.
-
As recomendações são importantes no caso dos medicamentos para doença cardíaca: os diuréticos podem aumentar a desidratação, os anti-hipertensores (para controlar a tensão arterial) podem agravar uma hipotensão (níveis da tensão baixos) e os antiarrítmicos podem causar desidratação e tornar necessário o ajuste de dosagem. Antibióticos e anti-inflamatórios podem alterar o funcionamento normal dos rins, em caso de desidratação, e os antidepressivos, antiparkinsónicose antialérgicos podem alterar a transpiração. Os antipsicóticos podem provocar aumento da temperatura corporal e os antiepilépticos causar desidratação.
-
O especialista em Saúde Pública Mário Jorge diz ao CM que o calor pode "diminuir a acção dos medicamentos ou aumentar os seus efeitos secundários". (Correio da Manhã)
-

Sem comentários: