sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sumos alteram eficácia de medicamentos

-
Toranja, laranja e maçã
Sumos alteram eficácia de medicamentos
-
Uma equipa de cientistas norte-americanos e canadianos descobriu que os sumos de toranja, laranja e maçã podem alterar o efeito de determinados medicamentos, reduzindo a sua eficácia.
-
Os investigadores levaram a cabo este estudo com base em pacientes medicados com anti-histamínicos, usado para as alergias, onde alguns voluntários tomaram o remédio com água e outros com sumo de toranja.
-
Com este estudo, os cientistas detectaram que o principal ingrediente activo de toranja reduz para metade a absorção do medicamento.
-
Também os sumos de maçã e de laranja podem, de igual modo, diminuir a absorção de alguns remédios passados à corrente sanguínea através do intestino.
-
Deste modo, os investigadores assinalam que os medicamentos cujo efeito pode ser afectado por estes sumos são os receitados para doenças cardíacas, para o tratamento de cancros e para a hipertensão e infecções.
-
Todavia, os cientistas referem que estes resultados são apenas “a ponto do iceberg”, na medida em que outros medicamentos poderão ter o seu efeito reduzido com o ingerir de sumos de toranja, laranja e maça.
-
O chefe de investigação alerta que os sumos de fruta podem anular totalmente o efeitos dos remédios. (Correio da Manhã)
-

2 comentários:

PAULA PEREIRA disse...

Olá amiga passei para desejar
um bom fim de semana.
Beijos

Paula

Tony Madureira disse...

Olá,

Parabéns, o blog é bastante pedagógico.

Beijinho