sábado, 26 de julho de 2008

"Casa do Avô", em todos os concelhos, já!!!...

-
Saúde: Vila Real Sto António inaugura "Casa do Avô" para cuidados básicos a idosos
-
A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) inaugurou hoje uma estrutura para prestar cuidados básicos de saúde a idosos e apresentou o "Cartão VRSA Social" que pagará até 20 por cento do valor da receita médica.
-
A "Casa do Avô é um complexo ocupacional para a terceira idade onde se vão prestar os cuidados básicos de saúde, como a medição da tensão arterial, diabetes e colesterol", explicou à Lusa Luís Gomes, adiantando que até Setembro vão surgir mais duas unidades com o mesmo conceito no concelho, uma na freguesia de Montegordo e outra em Cacela.
-
"Há gente do meu concelho que não se trata porque não tem dinheiro para pagar uma consulta de especialidade, nem dinheiro para fazer a viagem até Faro para realizar um exame médico", conta o autarca, que encontrou em algumas iniciativas simples uma forma de ajudar a população do seu concelho.
-
"Uma Câmara Municipal não serve só para realizar infra-estruturas no seu concelho. Por muito importante que as mesmas sejam, e são-no, um autarca tem que se preocupar essencialmente com os seus munícipes, com o seu bem-estar", considera o presidente Luís Gomes (PSD).
-
Além da "Casa do Avô", Luís Gomes apresentou também o "Cartão VRSA Social" cujo principal objectivo é ajudar a comparticipar nas receitas médicas.
-
"A Câmara vai pagar até 20 por cento do valor das receitas", garantiu o autarca, que considera a medida solidária.
-
O "Cartão Família", "VRSA Amiga" "Tarifário de água para as famílias numerosas", "Autocarro Social" ou consultas gratuitas pata terapia da fala são outras iniciativas que a autarquia apresentou hoje à população, em plena Praça Marquês de Pombal.
-
Uma outra medida de cariz social que a autarquia de VRSA levou a cabo foi o pagamento das viagens de doentes até Cuba para serem operados a doenças de olhos.
-
VRSA enviou para Cuba, nos últimos meses, 150 pacientes para serem tratados a doenças oftalmológicas, uma iniciativa seguida mais tarde por outros municípios, nomeadamente Aljezur, que mandou um grupo de quatro utentes. (RTP?
-

Sem comentários: