quinta-feira, 17 de julho de 2008

Domésticas e idosos obesos

-
Excesso de peso - Inquérito inédito em Portugal identifica riscos
Domésticas e idosos obesos

-
Os idosos e as domésticas são os novos obesos, de acordo com um estudo que tirou as medidas aos comportamentos dos portugueses. Em poucas décadas, estão mais sedentários e trocaram as sopas e os legumes por alimentos ricos em gorduras e açúcares.
-
As consequências já estão à vista, com a subida dos índices de massa corporal e das doenças associadas ao excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão. A conclusão é do inquérito feito pela Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde a 800 pessoas de todo o País.
-
Miguel Rego, nutricionista e um dos coordenadoresdo estudo, explica que os números reflectem uma contradição bem conhecida dos especialistas.Asclassescommenospodereconómico têm mais dificuldade em manterhábitos saudáveis, porque a indústriaalimentar consegue lançar produtos baratos, mas ricos em gorduras e açúcares. Contudo, alerta:"Mesmo com reformas baixas, há escolhas saudáveis que podem ser feitas."
-
Os idosos têm dificuldades de mobilidade e de autonomia, o que dificulta a prática de exercíciofísico.As domésticas têm tendência a alguma "monotonia alimentar" e, além disso, "estão mais preocupadascom a casa e os filhos". O nutricionista sublinha a necessidade de adaptar a actividade física aos gostos de cada um e encontrar planos fáceis de executar. Por exemplo, quinze minutos de caminhada diária.
-
PREGUIÇA É UM MAL COMUM
-
Os portugueses admitem que são preguiçosos. Este é uma das razões mais apontadas no inquérito para não fazerem exercício físico – 55% admite que não faz qualquer actividade que implique esforço.
-
Miguel Rego diz que o inquérito vem provar que a população "é muito sedentária e tem muita dificuldade em conseguir pensar em como se tornar mais activa". O nutricionista sublinha a necessidade de as cidades serem adaptadas ao exercício físico, porque os espaços que hoje existem não ajudam.
-
"As ciclovias, por exemplo, estão nas zonas de lazer, são para passear ao fim-de-semana, não para ir trabalhar." E há todo um trabalho para motivar as pessoas. "Antes de melhorar, os índices de obesidade ainda vão piorar", refere. A Plataforma espera conseguir resultados na população em 2015.
-
RESULTADOS
-
Excesso de peso

São 65,3% as domésticas com problemas de peso. Nos idosos a percentagem é de 66%, quando na população geral é de 51%.
Exercício físico
A maioria das mulheres que estão em casa (61%) não pratica actividades físicas. Nos mais velhos, o valor é de 62%.
Alimentação
Comer alimentos que não devem ser utilizados é a razão mais apontada por estas pessoas para o excesso de peso.
Doenças
Quase metade das domésticas (47%) tem patologias associadas. (Correio da Manhã)
-

1 comentário:

sol poente disse...

A obesidade é um mal das sociedades de abundância de consumo de alimentos e de míngua de cultura e de equilíbrio.

Abraço