sexta-feira, 25 de julho de 2008

Poluição atmosférica pode despoletar ataques cardíacos

-
A poluição do ar pode ajudar a despoletar eventos cardiovasculares em pessoas de determinados grupos de risco, visto que respirar elevados níveis de poluição pode provocar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais após 24 horas de exposição.
-
Segundo o Dr. Gokhan Mutlu, da Faculdade de Medicina de Feinberg da Universidade Northwestern e do Hospital Northwestern Memorial, em Chicago, a exposição a elevados níveis de poluição pode revelar doenças cardíacas escondidas, mesmo que nunca se tenham sentido sintomas. As pessoas mais vulneráveis são aquelas que sofrem de doenças cardiovasculares ou apresentam factores de risco, tais como pressão sanguínea elevada, colesterol elevado, diabetes, obesidade, doença pulmonar ou o hábito de fumar regularmente.
-
A investigação de Mutlu publicada no ano passado demonstrou que a poluição microscópica do ar, partículas menores do que um décimo do diâmetro de um cabelo humano, torna o sangue mais grosso e pegajoso. Quando os pulmões estão inflamados pela poluição, estes segregam uma substância, a interleucina-6, que provoca um aumento da tendência para o sangue coagular. Se os coágulos migrarem para os pulmões podem causar uma embolia pulmonar, ou seja, a obstrução repentina de uma artéria pulmonar, o que pode ser fatal. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: