quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vírus do Papiloma Humano de alto risco detectado no leite materno

-
Resultados de um estudo revelaram que o Vírus do Papiloma Humano tipo 16 (VPH-16), relacionado com o cancro cervical, pode ser detectado no leite materno recolhido durante o período inicial após o parto, segundo investigadores finlandeses.
-
Segundo a líder do estudo, a Dra. Stina Syrjanen, patologista da Universidade de Turku, na Finlândia, é possível que o ADN do VPH presente no leite materno seja transmitido ao bebé durante o aleitamento. Em estudos anteriores, a Dra. Syrjanen e colegas descobriram indícios de transmissão do VPH de mães infectadas para os recém-nascidos.
-
No actual relatório, publicado na "Pediatric Infectious Disease Journal", a equipa de investigadores procurou o VPH em esfregaços cervicais de 223 mães, e em esfregaços orais das mães e de 87 pais após o parto aos 2, 6 e 12 meses. Também procuraram o VPH expresso no leite materno no terceiro dia pós-parto.
-
O ADN do VPH de alto risco foi detectado em 10 amostras de leite (4,5%). A sequenciação do ADN de nove amostras confirmou que o vírus era o de alto risco, o VPH-16.A taxa de detecção do VPH de alto risco foi de 12 a 15 por cento em amostras cervicais, de 20 a 24 por cento em amostras orais das mães, e de 21 a 26 por cento em amostras orais dos pais.
-
A equipa também observou uma ligação significativa entre o VPH no leite e a presença do vírus de alto risco nos esfregaços orais obtidos nos pais.A investigadora teorizou que, se existem partículas virais no leite materno, o bebé pode adquirir infecção oral do VPH via leite materno durante o aleitamento. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: