domingo, 3 de agosto de 2008

Alerta para administração de norfloxacina e confirmada inexistência de risco oncológico com nelfinavir

-
Alerta para administração de norfloxacina e confirmada inexistência de risco oncológico com nelfinavir
-
O INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento) alertou para a utilização da norfloxacina (antibiótico pertencente ao grupo das fluoroquinolonas) para administração oral nas infecções urinárias (pielonefrite complicada).
-
Em nota publicada no site do INFARMED, o instituto refere que a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) recomendou a restrição da utilização dos medicamentos que contêm norfloxacina para administração oral no tratamento de infecções urinárias.
-
O Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMEA concluiu que a autorização da utilização dos medicamentos que contêm norfloxacina para administração oral no tratamento de pielonefrite (infecção renal) complicada, aguda ou crónica, deverá ser retirada, uma vez que os riscos são superiores aos benefícios.
-
Esta recomendação é também baseada no facto da eficácia não ter sido demonstrada adequadamente neste tipo de infecções.
-
Em relação ao anti-retroviral nelfinavir contaminado com mesilato de etilo, o INFARMED revela ainda que os estudos avaliados pela EMEA indicam não haver um aumento do risco de desenvolvimento de cancro em doentes que o tomaram.
-
Em Junho de 2007, por recomendação da EMEA, a Comissão Europeia suspendeu a autorização de introdução no mercado do nelfinavir devido à contaminação de alguns lotes do medicamento com níveis elevados de mesilato de etilo, uma substância genotóxica conhecida, que pode ser nociva para o ADN (o material genético das células). (Saúde na Internet)
-

3 comentários:

Unknown disse...

foi muito bom eu ter lido essa materia. Pois a 2dias estava tomando este medicamento... e fiquei muito mal....
aline zago

Anónimo disse...

Estou tomando este medicamento e não estou me sentindo bem..tenho fortes dores na região lombar que tem piorado bastante...senti falta de ar tbém...parecia que ia morrer...

amadeu aparecido lourenço disse...

gostaria de saber se posso dar este tipo de medicamento (Norfloxacina) para passaros da espécie Calopsitas para prever algum tipo de doença se puder fazer um grande favor de me orientar sobre este assunto com urgencia ficarei muito grato obrigado ok Email-amadeu.lourenco@yahoo.com.br