domingo, 1 de março de 2009

Amamentação diminui risco de pneumonia nos bebés do sexo feminino

-
A amamentação parece reduzir o risco de infecção pulmonar grave e hospitalização associada entre os bebés do sexo feminino, mas não entre os do sexo masculino.
-
Os rapazes podem retirar alguma protecção da amamentação, mas este estudo, publicado na “The Pediatric Infectious Disease Journal”, pode ter sido demasiado pequeno para identificar suficientemente este benefício específico.
-
Ainda assim, os resultados provenientes do estudo com bebés em Buenos Aires reflectem os de investigações anteriores conduzidas na Argentina e nos Estados Unidos e, tomados em conjunto, indicam que as mães de meninas devem prestar atenção à importância da amamentação para proteger os pulmões das bebés.
-
Os investigadores, liderados pelo Dr. Fernando Polack, da Universidade Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee, avaliaram como a amamentação alterou o risco de pneumonia e hospitalização entre 323 bebés que desenvolveram uma infecção respiratória aguda, em média, aos 4,6 meses.
-
No geral, 77 por cento dos bebés foram amamentados, tendo 23 por cento das meninas que foram alimentadas com leite em fórmula desenvolvido pneumonia viral, em comparação com 5 por cento das que foram amamentadas. A hospitalização foi mais frequentemente necessária entre as bebés alimentadas com leite em fórmula (38%) do que entre as amamentadas (18%).~
-
Estas associações foram sustentadas após serem tidos em conta outros factores de risco, tais como a utilização de tabaco em casa, existência de irmãos com 10 anos ou menos, viver num ambiente com muitas pessoas, os bebés terem menos de três meses, a presença de outras infecções virais e história de asma entre os membros da família.
-
Por outro lado, quaisquer benefícios para os rapazes não foram estatisticamente significativos neste estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: