sexta-feira, 20 de março de 2009

Tuberculose: Portugal continua acima da média na Europa

-
Portugal registou uma descida de 7% nos casos de tuberculose, mas a taxa de incidência continua ainda acima da média da União Europeia.
-
De acordo com Fonseca Antunes, coordenador do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose em Portugal, só no ano passado foram diagnosticados 2916 casos, incluindo casos novos e retratamentos, dos quais 2519 eram portugueses e 397 imigrantes.
-
"Em cada três doentes, dois são homens", referiu Fonseca Antunes, alertando para o facto dos homens terem uma frequência duas vezes superior à das mulheres.
-
A propósito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala no dia 24 de Março, Fonseca Antunes adiantou que a diminuição do número de casos insere-se numa tendência que, na última década, se salda em menos 7,2% ao ano. No entanto, a taxa de incidência em Portugal ainda é ligeiramente maior à média da União Europeia, que se situa nos 17 casos por 100 mil habitantes.
-
Segundo o especialista, esta discrepância deve-se ao facto de Portugal ainda estar a sofrer a influência de uma situação bastante desfavorável que decorreu até finais da década de 60, e que se reflectiu nas gerações posteriores.
-
A luta contra a tuberculose tem dado resultados positivos em Portugal, sendo que os estudos epidemiológicos revelam que o risco de ser infectado por tuberculose reduziu para metade nos últimos 13 anos.
-
As populações que têm maior risco de desenvolver a tuberculose ou de ser infectadas são as que contactaram com a doença, pessoas infectadas com o HIV, estrangeiros oriundos de países de alta prevalência da doença, toxicodependentes e os reclusos.Em todos estes grupos também se registou uma diminuição do número de casos: cerca de um terço em cinco anos.
-
A taxa de mortalidade por tuberculose, que está muitas vezes associada a outras patologias, situa-se nos 1,4 por cem mil habitantes, tendo descido para metade na última década.
-
Em Portugal, a detecção dos casos ronda os 90%, com um sucesso terapêutico, ao fim do período de um ano, a atingir os 87%. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: