domingo, 1 de março de 2009

Uma maçã por dia ajuda a proteger contra o cancro da mama

-
Investigadores norte-americanos confirmaram que uma maçã por dia, juntamente com outras frutas e vegetais, realmente ajuda a reduzir o risco de uma mulher desenvolver cancro da mama.
-
O Dr. Rui Hai Liu, da Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, referiu que os seus seis estudos, publicados no ano passado, acrescentam evidências de que a maçã e outros produtos inibem significativamente o tamanho de tumores mamários em ratos, sendo que quantos mais extractos de maçã estes recebessem maior era a inibição.
-
No seu último estudo, o Dr. Liu descobriu que um tipo de adenocarcinoma, um tumor altamente maligno e que é a principal causa de morte em pacientes com cancro da mama, foi evidente em 81 por cento dos tumores nos animais de controlo.
-
Contudo, este tipo de tumor apenas se desenvolveu em 57 por cento, 50 por cento e 23 por cento dos ratos que receberam doses de extractos de maçã baixas, médias e elevadas, respectivamente, o equivalente a uma, três e seis maçãs por dia em humanos, durante o estudo de 24 semanas.
-
Os estudos salientam o papel importante dos fitoquímicos, conhecidos com fenólicos ou flavonóides, descobertos nas maçãs, noutras frutas e em vegetais.
-
O Dr. Liu referiu que estes estudos acrescentam evidências de que um consumo elevado de frutas e vegetais, incluindo maçãs, podem fornecer aos consumidores mais fenólicos, que estão a provar ter benefícios importantes para a saúde. O investigador acrescentou que recomenda que as pessoas comam mais e uma maior variedade de frutas e vegetais diariamente.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: