segunda-feira, 23 de março de 2009

Investigadores desenvolvem antibióticos que não provocam resistência

-
Investigadores norte-americanos revelaram na revista científica “Nature Chemical Biology” que estão a desenvolver uma nova geração de compostos antibióticos que não provocam resistência bacteriana.
-
Os investigadores, da Faculdade de Medicina Albert Einstein da Universidade Yeshiva, referiram que os compostos actuam contra dois micróbios, o vibrião colérico (bactéria Vibrio cholerae), que provoca a cólera, e o E. coli 0157:H7, um contaminante dos alimentos.
-
Um dos autores, o Dr. Vern Schramm, referiu que os antibióticos inicialmente funcionam extremamente bem, matando mais de 99,9 por cento dos micróbios a que se direccionam. Contudo, através da mutação e da pressão selectiva exercida pelo antibiótico, algumas células bacterianas conseguem inevitavelmente sobreviver, repopular a comunidade bacteriana e disseminar-se como estirpes resistentes aos antibióticos.
-
Os investigadores, em vez de matarem a Vibrio cholerae e o E. coli 0157:H7, direccionaram-se para interromper a capacidade das bactérias comunicar através da detecção de quórum, um mecanismo molecular complexo que as bactérias usam para comunicarem entre si. Muitas espécies de bactérias utilizam a detecção de quórum para coordenar a sua expressão genética segundo a densidade local da sua população.
-
Os investigadores apontaram para uma enzima bacteriana, a nucleosidase de metiltioadenosina (MTAN), que está directamente envolvida na sintetização de auto-indutores cruciais para a detecção de quórum. Os investigadores delinearam um substrato ao qual a MTAN se irá ligar muito mais firmemente do que ao seu substrato natural, na realidade, tão firmemente que o substrato análogo irá prender permanentemente a MTAN e inibi-la de impulsionar a detecção de quórum. (farmacia.com.pt)
-