terça-feira, 10 de março de 2009

Novas considerações relativas à pressão sanguínea e ao risco cardiovascular

-
Investigadores norte-americanos revelaram que as pessoas com uma pressão sanguínea diastólica inferior a 70 mmHg associada a uma pressão sanguínea sistólica elevada podem ter um maior risco de ataque cardíaco.
-
O estudo, publicado na “Circulation”, descobriu que as pessoas com uma pressão sanguínea diastólica inferior a 70 mmHg juntamente com uma pressão sanguínea sistólica elevada apresentam um maior risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), em relação ao indicado por valores elevados da pressão sanguínea sistólica isoladamente.
-
O Dr. Stanley Franklin e colegas do Programa de Prevenção de Doenças Cardíacas da Universidade da Califórnia, em Irvine, trabalhando em conjunto com investigadores do Estudo do Coração de Framingham, reviram dados relativos à pressão sanguínea de 9 657 participantes deste estudo que não receberam medicação para a pressão sanguínea.
-
O Dr. Franklin explicou que o risco associado à pressão sanguínea diastólica baixa apenas ocorre quando a pressão sistólica está elevada. Esta combinação pode indicar um aumento do endurecimento das artérias, um forte factor de risco cardiovascular.
-
O investigador salientou que um valor da pressão diastólica abaixo de 70 mmHg combinado com um valor da pressão sistólica inferior a 120 mmHg indica valores normais, sem a existência de risco cardiovascular acrescido. (farmacia.com.pt)
-