segunda-feira, 23 de março de 2009

Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos

-
Estudo sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa a deteriorar-se a partir dos 27, marcando o começo do processo de envelhecimento.
-
Segundo Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, o raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínio perto dos 30 anos de idade, tendo atingido o seu auge aos 22.
-
O estudo foi realizado durante o período de 7 anos, incluindo duas mil pessoas saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos.
-
Os participantes tiveram que resolver quebra-cabeças, lembrar-se de palavras e detalhes de histórias, e identificar padrões em grupos de letras e símbolos.
-
Em nove dos doze testes efectuados, a média de idades dos participantes que tiveram melhor desempenho foi de 22 anos, sendo que a idade onde se observou um declínio marcante no desempenho dos participantes foi aos 27.
-
Funções como a memória ficaram intactas, em média, até aos 37 anos, e as habilidades baseadas na acumulação de informações, como o desempenho em testes de vocabulário e conhecimentos gerais, aumentaram até os 60 anos de idade.
-
"Alguns aspectos do declínio da função cognitiva em adultos com boa saúde e nível de instrução começam aos 20 e poucos ou 30 e poucos anos", afirmou Salthouse.
-
O investigador acredita que os tratamentos que têm como objectivo amenizar o processo de envelhecimento deveriam começar mais cedo. (farmacia.com.pt)
-