domingo, 1 de março de 2009

Cerejas podem ajudar a proteger o coração e contra a diabetes

-
Investigadores norte-americanos afirmam que as cerejas podem ser benéficas para o coração, combatendo ainda a diabetes.
-
Segundo Lona Sandon, professora assistente no centro clínico de nutrição na University Southwestern Medical Center e porta-voz para a Associação Americana de Diabetes, a cor vermelha do fruto remete para os seus benefícios como antioxidante e para a saúde em geral.
-
“As cerejas têm uma quantidade particularmente elevada de quercetina, um composto natural anti-histamínico e anti-inflamatório”, afirmou Lona Sandon em comunicado. “Enquanto as maçãs são consideradas como fonte principal de quercetina na dieta típica norte-americana, grama por grama, as cerejas apresentam um valor nutricional semelhante”, acrescentou.
-
Cerejas frescas ou maçãs têm cerca de 3 miligramas de quercetina por dose. No entanto, o processamento concentra ainda mais quercetina, e assim existe uma quantidade duas vezes superior do composto em sumos ou outras formas concentradas.
-
“As cerejas estão disponíveis durante todo o ano, seja em forma congelada, seca ou em sumo, sendo por isso fácil de as incorporar na dieta diária”, concluiu Sandon.
-
A quercetina é um flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como anti-inflamatória, anti-carcinogénica, anti-viral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas, cardiovascular, entre outras.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: