domingo, 15 de março de 2009

Asma: Obesidade infantil ligada à doença

-
De acordo com Sara Rosenkranz e colegas, as crianças saudáveis com níveis elevados de gordura corporal e que desenvolvem pouca actividade física tinham mais dificuldades respiratórias após fazerem exercício.
-
"As crianças com excesso de peso e inactivas estão a ter uma resposta negativa aos testes de exercício físico, o que pode contribuir para o aumento da asma que temos vindo a constatar nos últimos anos, bem como o aumento da obesidade", afirmou Rosenkranz em comunicado.
-
Os investigadores recrutaram 40 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos para participarem em estudos de exercício físico. Todas elas eram saudáveis, sem qualquer historial de doenças crónicas na família, não estando a tomar qualquer medicação.
-
Após o exercício, os investigadores mediram as vias aéreas das crianças descobrindo que quanto maior era a gordura corporal e menor era a actividade física, mais provável seria que tivessem problemas asmáticos derivados da prática de exercício físico.O estudo revelou ainda que o exercício pode induzir ataques de asma em pessoas que não experienciam a condição em outras circunstâncias. (farmacia.com.pt)
-