terça-feira, 10 de março de 2009

Brócolos ajudam a proteger contra a asma

-
Investigadores norte-americanos afirmam que os brócolos e outros vegetais crucíferos ajudam a proteger contra inflamações respiratórias.
-
Os investigadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, acreditam que um composto presente nos brócolos e outros vegetais crucíferos, o sulforafane, pode ajudar a proteger contra inflamações respiratórias responsáveis por certas doenças, como a asma, rinite alérgica ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
-
“Este é um dos primeiros estudos a demonstrar que os brócolos têm um efeito biológico potencial na estimulação de uma resposta antioxidante em humanos”, afirmou Marc Riedl, principal investigador do estudo.
-
O consumo deste tipo de vegetais crucíferos, que engloba ainda o repolho, a couve, couve-flor ou couve-de-bruxelas, pode servir como estratégia em futuros tratamentos para uma variedade de condições respiratórias, segundo os cientistas.
-
Os brócolos são um alimento rico em cálcio, importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes, e uma boa fonte de vitaminas A e C. Também apresenta ácido fólico, selénio e potássio.(farmacia.com.pt)
-