segunda-feira, 16 de março de 2009

Ana Jorge reconhece má articulação entre médicos de família e pneumologistas no combate contra a tuberculose

-
A ministra da Saúde, Ana Jorge, reconheceu hoje a existência de "dificuldades de articulação" entre pneumologistas e médicos de família, a qual dificulta o combate à tuberculose.
-
Ana Jorge falava aos jornalistas no final da sessão de abertura da conferência "A inovação ao serviço da saúde e do doente", organizada pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), que decorre hoje em Lisboa.
-
Esta "desarticulação" dificulta o combate à doença, como reconheceu a ministra, que defendeu o estabelecimento de prioridades da parte dos profissionais, de modo a que "cada um sabe o que deve e tem de fazer".
-
Sobre os dados hoje avançados pela Lusa de que a incidência de casos de tuberculose multiresistente estão concentrados maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa, Ana Jorge lembrou que esta é a zona onde se registam "mais problemas de saúde e, logo, também de tuberculose".
-
A propósito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala a 24 de Março, o coordenador do Programa Nacional da Luta Contra a doença disse à Lusa que a incidência de casos de tuberculose multiresistente tem-se mantido estável em Portugal, onde todos os anos surgem 30 novos casos desta patologia.
-
Estes casos estão concentrados maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa, revelou Fonseca Antunes, apontando como uma das razões para esta situação a concentração de imigrantes oriundos de países com alta prevalência de tuberculose, que têm um risco três vezes maior de ter multiresistência.
-
Em 2008, Portugal registou uma descida de sete por cento no número de casos de tuberculose, mas a taxa de incidência ainda continua acima da média da União Europeia, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.
-
Em 2008, foram diagnosticados 2916 casos, incluindo casos novos (2686) e retratamentos, dos quais 2519 eram portugueses e 397 imigrantes.
-
Em 2007, tinham sido diagnosticados 3158 casos desta doença.
-
Comentário: E a srª.ministra não terá dado ordem aos médicos de família, para atrasarem o diagnóstico da tuberculose? Se aconteceu, não é caso virgem...
-

Sem comentários: