domingo, 15 de março de 2009

Vitamina C pode diminuir risco de Gota nos homens

-
Uma nova investigação sugere que a utilização de suplementos de vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de Gota nos homens.
-
Um relatório publicado na “Archives of Internal Medicine” indica que a ingestão de, pelo menos, 1 500 miligramas de vitamina C por dia reduz em 45 por cento a probabilidade de desenvolver Gota, em comparação com uma ingestão abaixo dos 250 miligramas por dia.
-
Investigações anteriores demonstraram uma associação inversa entre a vitamina C e os níveis de ácido úrico no sangue, mas era incerto se as concentrações mais elevadas reduziam o risco de Gota, segundo o autor principal, o Dr. Hyon K. Choi, da Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá.
-
As recentes descobertas são provenientes de um estudo que envolveu 46 994 homens que foram seguidos entre 1986 e 2006. Nenhum dos participantes tinha historial de Gota quando o estudo começou. A ingestão de vitamina C foi avaliada através de questionários a cada quatro anos e a existência de Gota foi determinada utilizando os critérios do Colégio Americanos de Reumatologia.
-
Os investigadores revelaram que, durante o seguimento, 1 317 homens desenvolveram Gota e, como suspeitavam, quando os níveis de vitamina C aumentaram, o risco de Gota diminuía. Para cada aumento de 500 miligramas na ingestão diária de vitamina C, o risco de Gota caiu 17 por cento.
-
Os resultados indicam que os níveis elevados de vitamina C estão fortemente associados a um risco mais reduzido de Gota e que o aumento da ingestão desta vitamina pode prevenir o desenvolvimento de Gota.
-
Os investigadores acrescentaram que é necessária mais investigação para determinar como estas descobertas se aplicam às mulheres e para investigar possíveis interacções com as hormonas femininas.
-
A Gota é um distúrbio do metabolismo do ácido úrico através do qual este se deposita em vários tecidos do organismo, tais como articulações e tendões, na forma de cristais de urato de sódio, provocando inflamação.
-
Mais de 90 por cento dos pacientes que desenvolvem Gota primária são homens. Com maior incidência entre os 40 e os 50 anos de idade, principalmente em obesos com vida sedentária e em consumidores de bebidas alcoólicas e bebidas gasosas, como a cerveja. As mulheres raramente desenvolvem Gota antes da menopausa e geralmente têm mais de 60 anos de idade quando a desenvolvem. A manifestação da Gota é muito rara em crianças e em mulheres com menos de 30 anos. (farmacia.com.pt)
-