domingo, 15 de março de 2009

Vegetais podem reduzir risco do cancro da próstata

-
Investigadores chineses afirmam que uma dieta rica em vegetais pode diminuir o risco de contrair cancro da próstata.
-
A equipa de investigadores examinou mais de cem estudos, concluindo que o mecanismo primário deste efeito positivo dos vegetais seria uma protecção antioxidante contra o ADN e danos celulares.
-
Os cientistas afirmaram que os tomates e os seus bioprodutos continham o carotenóide antioxidante licopene. Estudos anteriormente realizados demonstraram resultados inconsistentes na diminuição do risco do cancro da próstata, mas os alimentos com licopene são provavelmente protectores.
-
Os flavonóides são um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes, e que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Existem diversas pesquisas que sugerem que o consumo de legumes, incluindo produtos de soja, protegem contra o cancro da próstata.
-
Outro grupo de vegetais, que inclui o alho, cebolas, entre outros, apresenta também vários benefícios, mas estudos efectuados são, no entanto, limitados.
-
Os vegetais crucíferos, como os brócolos, couves-de-bruxelas, couve, entre outros têm propriedades anticancerígenas, mas estudos efectuados com pessoas são também limitados, afirmaram os investigadores. (farmacia.com.pt)
-