domingo, 15 de março de 2009

Mulheres com gene do cancro da mama preferem mastectomia como prevenção

-
Estudo afirma que a maioria das portadoras do gene responsável pelo cancro da mama prefere realizar uma mastectomia como forma de prevenção.
-
Existem diversos tipos de estratégias para as mulheres que têm a mutação do gene BRCA1 ou BRCA2, que predispõe a mulher ao aparecimento de cancro da mama.
-
Os cientistas da Universidade do Texas, Estados Unidos, entrevistaram diversas mulheres que tinham testado positivo para a mutação do gene BRCA, notando que cerca de dois terços delas acreditavam que a mastectomia preventiva era a forma mais eficaz de prevenir o desenvolvimento do cancro da mama, ou mesmo a sua preocupação relativamente a um possível aparecimento da doença.
-
Apenas 40% das que testaram negativo para a mutação viam a cirurgia com a melhor forma preventiva, e apenas um terço acreditava que o referido procedimento seria a melhor forma de reduzir a sua preocupação de vir a ter cancro da mama.
-
“Os profissionais de saúde e aconselhadores de genética devem ter isto em conta quando analisam as pretensões das mulheres quando os resultados genéticos são divulgados”, afirmaram os autores do estudo.
-
Os investigadores descobriram que 81% das mulheres que viam a mastectomia preventiva como a melhor forma de reduzir o risco de cancro acabavam mesmo por recorrer a este procedimento após terem testado positivo nos testes genéticos. (farmacia.com.pt)
-