segunda-feira, 23 de março de 2009

Diabetes podem acelerar declínio da doença de Alzheimer

-
Segundo investigadores norte-americanos, os pacientes com Alzheimer que têm diabetes e níveis elevados de colesterol experienciam um declínio cognitivo mais rápido.
-
"Estas descobertas indicam que controlar as condições vasculares pode ser uma forma de atrasar o curso da doença de Alzheimer, o que seria um grande desenvolvimento em termos de tratamentos desta doença tão devastadora, visto que existem actualmente poucos tratamentos disponíveis que conseguem reduzir o progresso da doença", afirmou Yaakov Stern, autor do estudo.
-
"Prevenir doenças coronárias, enfartes ou diabetes, ou mesmo garantir que estas condições estão bem controladas em pacientes onde as mesmas lhes foram diagnosticadas pode diminuir o progresso da doença de Alzheimer", acrescentou o investigador.
-
O estudo descobriu que um historial de diabetes e elevados níveis de colesterol estava associado a um declínio cognitivo mais acelerado.
-
A equipa de investigadores teoriza que a ligação entre os factores de risco vasculares e o declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer pode acontecer devido à possibilidade das doenças vasculares activarem a inflamação no cérebro, e por consequência activando a produção da amilóide e a formação de emaranhados neurofibilares, considerados como sendo a causa primária da doença de Alzheimer. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: