domingo, 1 de março de 2009

Insónia relacionada com sestas para aliviar dores de cabeça

-
Investigadores norte-americanos referiram que dormir para lidar melhor com a dor crónica provocada pelas enxaquecas pode levar a insónias crónicas.
-
Investigadores do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, compararam um grupo de 32 mulheres com cefaleias tensionais confirmadas, como classificadas pela Sociedade Internacional de Cefaleias, a um grupo de 33 mulheres que apresentavam dores mínimas.
-
Oitenta e um por cento das mulheres no grupo das cefaleias relataram dormir como uma forma de lidar com as suas dores de cabeça, tendo este método também sido cotado como a estratégia mais efectiva de auto-gestão da dor.
-
O estudo, publicado na "Journal of Clinical Sleep Medicine”, descobriu que tirar uma sesta para aliviar as dores de cabeça pode servir como uma ligação comportamental entre as enxaquecas e o distúrbio do sono.
-
O investigador principal, o Dr. Jason C. Ong, referiu que a insónia é uma queixa comum entre as pessoas que sofrem de dores de cabeça. Embora tirar sestas possa aliviar a dor, também pode diminuir a necessidade de dormir à noite para o cérebro, levando a uma capacidade reduzida de iniciar e manter o sono durante a noite.
-
O estudo descobriu que 58 por cento das pessoas com cefaleias tensionais relataram problemas de sono como uma causa das dores de cabeça, em comparação com 18 por cento daquelas que apenas sofriam de dores de cabeça mínimas.
-
As cefaleias tensionais devem-se à tensão muscular no pescoço, nos ombros e na cabeça. A tensão muscular pode ser consequência de uma posição corporal incorrecta, de stress social ou psicológico ou do cansaço.
-
As cefaleias tensionais manifestam-se geralmente de manhã ou às primeiras horas da tarde e pioram ao longo do dia. Muitas vezes, sente-se uma dor mantida e moderada sobre os olhos ou a nuca, ou então uma sensação de pressão forte (como uma fita apertada à volta da cabeça), que pode acompanhar a dor. Esta pode abranger toda a cabeça e por vezes irradiar para trás, para a nuca até aos ombros.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Anónimo disse...

ela e causado por disturbio do sono!35por cento das pessoas sofrem com este tipo de problema!elas comem alimentos autas horas da noute que isso preojudica o sono e ñ consegue dormi direito!elas ñ completam um sono direito e causa a insônia:mal-estar,fadiga corporal,hipersensabilidade,irribilidade,!
fim!