sábado, 25 de outubro de 2008

Anticorpos de tubarão podem ajudar a combater o cancro

-
Segundo os investigadores, os tubarões possuem um sistema imunológico semelhante ao dos seres humanos, mas os anticorpos que combatem as doenças apresentam uma resistência impressionante.
-
Desta forma, os cientistas acreditam que é possível aproveitar essa resistência como uma forma de combater certas doenças, como cancro, podendo servir para uma nova geração de medicamentos.
-
Os tubarões analisados possuíam um forte sistema imunológico, não sendo por isso susceptíveis a infecções. Os seus anticorpos eram capazes de resistir a temperaturas elevadas e ambientes adversos, o que sugere que poderiam sobreviver no sistema digestivo humano. Para Mick Foley, um dos investigadores, as moléculas do tubarão podem também estar associadas às células cancerígenas, combatendo a sua disseminação.
-
Estudos anteriormente desenvolvidos já haviam sugerido que os anticorpos do tubarão poderiam retardar a proliferação do cancro da mama. A nova pesquisa vem oferecer a esperança que possam também ser utilizados para combater outras doenças, como a malária ou a artrite reumatóide. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: