domingo, 26 de outubro de 2008

Para tumores no fígado - Cateter trata cancro

--
Um novo tratamento para o cancro no fígado, patologia que está a aumentar em Portugal, chegará aos doentes a partir do próximo ano. A terapia – já aplicada pela Universidade de Navarra em Espanha – será por radioembolização, técnica reconhecida pelos menores efeitos secundários.
-
"O fígado é um órgão muito sensível à radioterapia. Por vezes, para destruir o tumor, provocam-se lesões graves nos tecidos sãos do fígado. Este tratamento, não cirúrgico, é introduzido via artéria por cateter de umas microesferas com ‘Ytrium’ directamente no tumor", explicou ao CM Luís Lebre, director clínico da Quadrantes, clínica médica e de diagnóstico responsável pelas jornadas sobre radioterapia, que decorreram ontem em Évora.
-
O clínico, que acredita na "melhoria da qualidade e do prolongamento da vida dos doentes" com este tratamento, acrescentou que o mesmo será aplicado em Portugal após a concretização da parceria entre radioterapeutas da clínica, Centro Cirúrgico e especialistas dos Hospitais Universitários de Coimbra. No País, o cancro do fígado tem vindo a aumentar. A doença é também caracterizada pela elevada mortalidade. "É um cancro silencioso que em muitos casos é diagnosticado tardiamente", precisou Luís Lebre. (Correio da Manhã)
-