sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dermatite atópica atinge 10% das crianças portuguesas

-------------------------------------------------Photo credits: Pepe (Max...Max)
-
A dermatite atópica consiste numa doença crónica inflamatória da pele, atingindo maioritariamente crianças, sendo que na maioria dos casos (80%) manifesta-se durante o primeiro ano de vida.
-
Só em Portugal estima-se que 10% das crianças estejam infectadas com a doença, embora seja diagnosticada também em adultos.
-
É uma doença que afecta a qualidade de vida dos doentes na medida que no seu tratamento devem ser consideradas diversas variáveis, tais como a utilizar apenas vestuário de algodão, por forma a evitar o suar na medida que este aumenta o prurido, lavar as roupas novas antes de serem utilizadas (para prevenir reacções irritativas), e evitar exposições a ambientes com pó (provoca um efeito de secura e irritação). Existem ainda alimentos que podem desencadear a doença, tais como o leite, ovos, soja, amendoins, peixe e frutos do mar.
-
É imperativo realizar-se um diagnóstico rigoroso sobre o tipo de dermatite atópica que cada pessoa apresenta por forma a ajustar a terapia mais adequada. Desta forma, os produtos mais eficazes no tratamento da doença, como o glucocorticóide AMP (aceponato de metilprednisolona), devem estar disponíveis em vários tipos de formulações para melhor se adaptarem ao género de pele e localização das lesões cutâneas.
-
Apesar das diversas formulações existentes do AMP, basta uma aplicação diária do mesmo para ser eficaz. Um estudo realizado recentemente demonstrou mesmo que o creme de AMP, aplicado uma vez por dia, conseguia estabilizar de forma eficaz o agravamento da doença em 89% dos casos considerados mais graves.
-
As lesões estão localizadas em diversos locais, consoante o grupo etário. Enquanto as crianças mais pequenas apresentam lesões mais na zona da cabeça, as mais velhas e os adultos tendem a manifestar a doença nas superfícies de flexão (atrás dos joelhos ou na frente dos cotovelos). Já os adolescentes tendem a ser atingidos nas pálpebras e na região peri-labial.
-
Embora não havendo mecanismo de prevenção, a dermatite atópica pode ser controlada através de cuidados com a exposição a factores que possam desencadear a afecção.(farmacia.com.pt)
-