sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vinho tinto pode ajudar a diminuir risco de cancro do pulmão

-
Uma nova investigação sugere que beber vinho tinto, mas não vinho branco, pode ajudar a reduzir o risco de cancro do pulmão, especialmente entre fumadores e ex-fumadores.
-
O Dr. Chun Chao e colegas, da Kaiser Permanente da Califórnia do Sul, em Pasadena, descobriram que as pessoas que sempre fumaram e que bebem, pelo menos, um copo de vinho tinto por dia tinham 60 por cento menos probabilidade de desenvolver cancro do pulmão do que os fumadores que não bebem álcool.
-
Contudo, o vinho branco não reduziu o risco, sugerindo que podem ser os componentes do vinho tinto, como o resveratrol e flavonóides, os elementos protectores, mais do que o estilo de vida saudável associado ao consumo de vinho.
-
Diversos estudos, que analisaram a relação entre o cancro do pulmão e o consumo de álcool, têm revelado resultados variados, segundo os investigadores.
-
No estudo actual, publicado na edição de Outubro da "Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention", os investigadores analisaram 84.170 homens entre os 45 e 69 anos. No período entre 2000 e 2006, 210 desenvolveram cancro do pulmão.
-
Após registarem a influência da idade, educação, rendimentos, exposição ao fumo em segunda-mão, peso corporal e outros factores relevantes, os investigadores descobriram que o risco de cancro do pulmão diminuiu gradualmente com a ingestão de vinho tinto, com um decréscimo de 2 por cento observado por cada copo adicional por mês.
-
Para os homens que eram fumadores crónicos a redução do risco foi maior, com 4 por cento menos de probabilidade de desenvolver cancro do pulmão por cada copo de vinho tinto consumido por mês.
-
A investigação demonstrou que as pessoas que bebem vinho poderão ter estilos de vida mais saudáveis, e tendem a ter uma maior instrução e rendimentos mais elevados do que aqueles que não consomem vinho.
-
Contudo, o facto de só se ter observado uma redução do risco com o vinho tinto, e não com o branco, sugere que os compostos que estão presentes em maiores concentrações no vinho tinto, mas não no branco, cerveja ou licores, podem ser protectores contra o cancro do pulmão. (farmacia.com.pt)
-