sábado, 11 de outubro de 2008

Falta de vitamina D relacionada com cólon irritável e doença hepática

-
-
Investigadores da Faculdade de Medicina de Wisconsin analisaram se a insuficiência de vitamina D em pacientes com síndrome do cólon irritável estava relacionada a uma qualidade de vida mais baixa ou a uma actividade da doença mais elevada, independentemente de outros factores de risco conhecidos e utilização de medicação.
-
Este estudo, conduzido pelo Dr. Alex Ulitsky e colegas, analisou os níveis de vitamina D de 504 pacientes com síndrome do cólon irritável e registou as medições mais baixas da vitamina.
-
A equipa de investigadores descobriu que cerca de 50 por cento dos pacientes tinham insuficiência de vitamina D em alguma altura, tendo 11 por cento uma insuficiência grave.
-
Investigadores da Universidade do Tennessee, em Memphis, também mediram os níveis de vitamina D em 118 pacientes com doença hepática crónica. Os cientistas descobriram que 92,4 por cento dos pacientes tinham em algum grau insuficiência de vitamina D e, pelo menos, um terço tinha insuficiência grave. A deficiência grave de vitamina D era mais comum entre os pacientes com cirrose.
-
De acordo com o principal investigador, o Dr. Satheesh P. Nair, uma vez que a deficiência de vitamina D é comum entre estes pacientes, a terapia de substituição poderá ajudar a prevenir a osteoporose e outras complicações ósseas relacionadas com a doença hepática em fase final. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: