quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Hábitos tabagísticos e género afectam eficácia de tratamentos

-
As mulheres parecem responder melhor que os homens a tratamentos crónicos para a dor, enquanto os homens que fumam apresentam ainda menos benefícios, segundo um estudo divulgado.
-
O estudo envolveu mais de 1200 homens e mulheres que se sujeitaram a um programa específico de tratamento para a dor cujo objectivo era o de reduzir ou eliminar o uso de medicação para a dor crónica.
-
Estudos previamente realizados já haviam sugerido que os fumadoresgeralmente não têm os mesmos benefícios comparativamente aos não fumadores, no que concerne ao controlo da dor, devido às piores condições de saúde em que se encontram.Michael Hooten, investigador principal deste estudo, sugeriu também que o facto dos homens revelarem menos melhorias no controlo da dor neste programa poderá ser causado pelas suas actividades laborais ou outros factores sociais. Ele sugeriu que é necessário aprofundar esta pesquisa por forma a se concentrarem em estratégias de tratamento que ajudem os fumadores do sexo masculino. (Farmacia.com.pt)
-