sábado, 11 de outubro de 2008

Estudo: Hipericão efectivo para depressão

-
-
Uma análise de estudos anteriores revelou que a planta medicinal hipericão (Hypericum perforatum), ou Erva de São João, trata efectivamente os sintomas de depressão grave.
-
Os investigadores relataram na "Cochrane Reviews", uma revista que analisa estudos médicos e científicos, que os extractos de hipericão, testados em diferentes ensaios, foram melhores do que placebos e tão efectivos como os antidepressivos standard, mas com menos efeitos secundários.
-
Segundo Klaus Linde, do Centro de Medicina Complementar de Munique, na Alemanha, os estudos eram provenientes de uma variedade de países, testaram variados e diferentes extractos de hipericão, e a maior parte incluiu pacientes que sofriam de sintomas ligeiros a moderadamente graves.
-
A planta actua de forma semelhante aos antidepressivos prescritos ao aumentar uma substância química no cérebro, a serotonina, que está envolvida no controlo do humor.
-
A revisão da Cochrane analisou 29 estudos que, no total, incluíram 5.489 homens e mulheres com sintomas de depressão grave e compararam a efectividade da planta a placebos e tratamentos standard.
-
Os investigadores descobriram que os extractos de hipericão eram não só efectivos, como também que menos pessoas que os estavam a tomar desistiram dos ensaios devido a efeitos secundários adversos.
-
A depressão é a principal causa de suicídio e afecta cerca de 121 milhões de pessoas a nível mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: