sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Estudo: Álcool reduz volume cerebral

-
Investigadores norte-americanos revelaram que quanto mais álcool uma pessoa ingerir, mais pequeno será o seu volume cerebral total, aumentando o risco de demência.
-
Carol Ann Paul, da Faculdade Wellesley College, em Massachusetts, e colegas estudaram 1.839 adultos, com uma média de idade de 60 anos, que fizeram parte do estudo "Framingham Offspring", que começou em 1971.
-
Entre 1999 e 2001, os participantes submeteram-se a uma ressonância magnética e a exames de saúde. Os sujeitos do estudo relataram o número de bebidas alcoólicas consumidas por semana, assim como a idade, sexo, educação, altura, índice de massa corporal e perfil de risco de acidente vascular cerebral (AVC) de Framingham, que calcula o risco de AVC com base na idade, sexo, pressão sanguínea e outros factores.
-
O estudo, publicado na " Archives of Neurology", revelou que foi observada uma significativa relação linear negativa entre o consumo de álcool e o volume cerebral total.
-
Segundo os autores, a maioria dos participantes relatou um baixo consumo de álcool, tendo os homens mais probabilidade de serem consumidores de bebidas alcoólicas moderados a excessivos do que as mulheres.
-
Embora os homens tenham mais probabilidade de beber álcool, a associação entre a ingestão de bebidas alcoólicas e o volume cerebral foi mais forte nas mulheres, talvez devido ao tamanho mais pequeno das mulheres e a uma maior susceptibilidade aos efeitos do álcool. (farmacia.com.pt)
-