sábado, 25 de outubro de 2008

Endometriose pode aumentar risco de cólon irritável e doença inflamatória pélvica

-----------------------------------------------Photo credits: laineybugger
-
Endometriose pode aumentar risco de cólon irritável e doença inflamatória pélvica
-
As mulheres com endometriose apresentam um risco mais elevado de também sofrerem de síndrome de cólon irritável ou de doença inflamatória pélvica, segundo descobertas de um grande estudo conduzido no Reino Unido.
-
A Dra. Karen D. Ballard, da Universidade de Surrey, em Guildford, e colegas identificaram 5.540 mulheres, com idades entre os 15 e os 55 anos, que foram diagnosticadas com endometriose. Posteriormente, compararam estas pacientes a 21. 239 mulheres sem a doença para o controlo.
-
Os investigadores descobriram que as mulheres com endometriose apresentavam um risco significativamente maior de serem diagnosticadas com doença inflamatória pélvica antes e após a data da endometriose ter sido diagnosticada.
-
Da mesma forma, um diagnóstico de síndrome de cólon irritável foi mais provável antes e após um diagnóstico de endometriose do que entre as pacientes de controlo.Segundo os investigadores concluíram na edição de Outubro da "BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology", se houver doença inflamatória pélvica coexistente, então é necessário tratamento rigoroso para reduzir o risco ainda maior de subfertilidade.
-
A endometriose
-
A endometriose é uma doença dolorosa que afecta as mulheres durante os anos reprodutivos e que provoca o crescimento das placas de tecido endometrial que, normalmente, só se encontra no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero. Contudo, as causas da endometriose ainda não são conhecidas.
-
Em geral, a endometriose costuma afectar só o revestimento da cavidade abdominal ou a superfície dos órgãos abdominais. O tecido endometrial que cresce fora do lugar muitas vezes desenvolve-se sobre os ovários e os ligamentos que sustêm o útero.
-
O tecido endometrial fora do lugar pode sofrer hemorragias durante a menstruação, muitas vezes provocando cãibras abdominais, dor, irritação e a formação de tecido cicatricial. O tecido endometrial fora da cavidade uterina pode obstruir ou interferir no funcionamento dos órgãos.
-
A Síndrome do Cólon Irritável
-
A Síndrome do Cólon Irritável, ou Cólon Irritável, é uma das doenças mais frequentes do tubo digestivo, que atinge cerca de 15 a 25 por cento da população do mundo ocidental.E
-
sta doença é uma situação crónica e benigna, que se caracteriza por desconforto ou dor abdominal e alteração do hábito intestinal (com obstipação, diarreia ou as duas situações em alternância).
-
A doença inflamatória pélvica
-
A doença inflamatória pélvica (salpingite) é uma inflamação das trompas de Falópio, geralmente causada por uma infecção. A inflamação das trompas de Falópio acontece sobretudo em mulheres sexualmente activas, sendo que aquelas que utilizam dispositivos intra-uterinos (DIU) estão especialmente expostas.
-
Normalmente, a infecção obstrui as trompas de Falópio que, em consequência, incham devido ao líquido retido no seu interior. Isto pode provocar dor crónica, hemorragia menstrual irregular e infertilidade.
-
A inflamação é o resultado de uma infecção bacteriana, que costuma começar na vagina e que se propaga ao útero e às trompas. Estas infecções raramente aparecem antes da primeira menstruação, depois da menopausa ou durante a gravidez.
-
Em geral, contraem-se durante as relações sexuais mas, por vezes, são provocadas pela chegada de bactérias às trompas durante um parto normal ou por um aborto, quer seja espontâneo, quer induzido. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: