sábado, 25 de outubro de 2008

Investigadores alemães avaliam tratamentos para próstata aumentada

-
Investigadores alemães revelaram que a escolha do tratamento para a próstata aumentada necessita de ser ponderada com cuidado, mas que as novas técnicas cirúrgicas são frequentemente promovidas em excesso.
-
Para muitos homens, os sintomas de próstata aumentada são apenas incomodativos, mas para outros esta condição significa terem de ir muitas vezes à casa de banho, o que faz com que seja difícil ter uma noite bem dormida.
-
Um em cada cinco homens na casa dos 50 anos sofre de próstata aumentada, também denominada de hiperplasia benigna da próstata, mas a maioria dos homens com 70 anos tem sintomas.
-
O Instituto Alemão para a Qualidade e Eficiência dos Cuidados de Saúde (IQWiG), em Colónia, avaliou os tratamentos e concluiu que a cirurgia da próstata pode ser muito efectiva, mas os efeitos adversos são uma das maiores preocupações para muitos homens.
-
De acordo com o director do Instituto, o Dr. Peter Sawicki, algumas das técnicas mais recentes podem ter menos efeitos adversos, mas podem ser muito menos efectivas, de tal forma que os sintomas voltam, tão maus como sempre, após alguns anos. É particularmente pouco claro quanto tempo duram os efeitos das terapias não invasivas, tais como o laser e a terapia com calor.
-
Os investigadores não encontraram evidências científicas suficientes que demonstrem que os novos procedimentos, que são caracterizados como sendo menos invasivos e mais moderados, são melhores, ou tão bons, como a cirurgia standard estabelecida.
-
Contudo, existem evidências que sugerem que alguns tratamentos podem reduzir os sintomas de próstata aumentada e ter também algumas vantagens. No geral, parece que os tratamentos mais eficazes também estão associados a um risco mais elevado de complicações.
-
Estima-se que cerca de três em cada 10 homens na Europa lidem com os sintomas sem recorrer a medicação ou cirurgia, que talvez um em cada 10 se irá submeter a cirurgia e que os restantes irão utilizar medicamentos, incluindo fármacos à base de plantas. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: