sábado, 11 de outubro de 2008

Probióticos ajudam a aliviar sintomas de cólon irritável

--------------------------------------------------Photo credits: Tajmomhal
-
Investigadores norte-americanos revelaram que os probióticos podem ajudar a aliviar os sintomas e a normalizar a frequência do movimento intestinal em pacientes com síndrome do cólon irritável.
-
Os probióticos encontrados nos iogurtes ou suplementos alimentares contêm bactérias ou leveduras potencialmente benéficos.
-
Uma revisão sistemática da eficácia dos probióticos na síndrome do cólon irritável, que incluiu 19 ensaios aleatórios controlados, envolvendo 1.628 pacientes com a síndrome, descobriu que os probióticos são efectivos.
-
Contudo, também revelaram que não existe informação suficiente para se ter a certeza se existe um probiótico que é particularmente efectivo ou se são necessárias combinações de probióticos.
-
Esta meta-análise foi conduzida pelo autor principal, o Dr. Paul Moayyedi, e pelos colegas da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida, e de Rochester, no Minnesota, da Universidade McMaster, em Hamilton, no Ontário, da Universidade College Cork, na Irlanda, e do Centro Médico Montefiore, em Nova Iorque.
-
Os resultados foram apresentados no congresso anual científico da "American College of Gastroenterology", em Orlando, na Flórida.
-
Os probióticos são bactérias amigáveis que fortalecem o maior sistema de defesa do corpo humano, os intestinos, contra reacções inflamatórias, diarreia, stress, doenças infecciosas e acção dos antibióticos. Os probióticos são organismos vivos que, quando ingeridos em concentrações adequadas, são benéficos para a saúde do consumidor. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: