segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Colo do útero: Vacinação de adolescentes começa hoje

-
Ministra quer aumentar rastreio
Colo do útero: Vacinação de adolescentes começa hoje

-
A vacinação de adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero, começa hoje, enquanto a ministra da Saúde quer aumentar o rastreio da doença.
-
Para assinalar a entrada desta vacina no Plano Nacional de Vacinação, a ministra da Saúde, Ana Jorge, vai assistir ao fim da manhã de hoje à vacinação de uma adolescente no Centro de Saúde de Oeiras.
-
Todas as jovens que completem 13 anos em 2008 serão vacinadas até ao final deste ano. O objectivo é prevenir as infecções por HPV e diminuir a incidência do cancro do colo do útero, que em Portugal mata mais de 300 mulheres por ano, segundo o Ministério da Saúde.
-
A integração da vacina contra o HPV no Plano Nacional de Vacinação foi anunciada em Novembro de 2007 pelo primeiro-ministro, José Sócrates, tendo o Governo aprovado a disponibilização de 14 milhões de euros para a sua aquisição.
-
De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral da Saúde, serão primeiramente vacinadas as raparigas nascidas em 1995, sendo as jovens nascidas em 1996 e 1997 vacinadas nos próximos dois anos.
-
Referindo-se ao cancro do colo do útero, a ministra Ana Jorge já garantiu que o Ministério da Saúde "está a criar condições para aumentar o rastreio, para que este seja mais eficaz em todas as regiões do país". (PÚBLICO)
-

Sem comentários: