sábado, 14 de junho de 2008

Comprimido trata cancro da mama

Em Portugal surgem por ano 4500 novos casos da doença
-
A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) aprovou nesta semana a venda do primeiro medicamento oral para o tratamento de um tipo de cancro da mama (o ErbB2-positivo) que representa 25% de todos os casos diagnosticados. O medicamento, em forma de comprimido, retarda a progressão da doença e tem como efeitos adversos diarreia e manchas na pele.
-
Em Portugal, o cancro da mama causa a morte a uma média de quatro mulheres por dia (cerca de 1460 mortes por ano), sendo diagnosticados, todos os anos, cerca de 4500 novos casos.
-
Com o nome Tyverb (princípio activo lapatinib), o medicamento, em conjugação com outro, a capecitabina, está indicado para o tratamento de cancros da mama em estado avançado, com metástases.
-
O médico oncologista Passos Coelho, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, diz tratar-se de um avanço terapêutico para o tratamento daquele tipo de cancro, um dos mais agressivos. "O medicamento foi desenhado para actuar naquele tipo de cancro e tem acção no interior das células tumorais, não no exterior, como outros ", disse ao CM.
-
Actua no interior da célula, inibindo as proteínas ErbB2 e ErbB1, ambas responsáveis pelo crescimento e proliferação do tumor.
-
Os investigadores compararam a combinação do lapatinib com a capecitabina contra apenas a capecitabina e concluíram que a combinação atrasa o tempo de progressão da doença de 5,5 meses contra os 4,2 meses do segundo grupo.
-
Decorrem ensaios clínicos em vários países mas Portugal não participa, por a Comissão Nacional de Ética considerar não serem suficientes os dados relativos ao novo medicamento. Esses ensaios visam testar a eficácia curativa na fase mais inicial da doença.
-
Enquanto aguarda a venda em Portugal, o lapatinib já é utilizado por "alguns doentes no meio hospitalar que reúnem critérios clínicos".
-
APONTAMENTOS
-
METÁSTASES CEREBRAIS
O novo remédio reduz a incidência das metástases cerebrais, uma das causas de morte por cancro da mama.
OUTROS TUMORES
O lapatinib está a ser estudado no tratamento de outros tumores.
REACÇÕES ADVERSAS
Diarreia e manchas na pele foram alguns efeitos adversos observados nos ensaios.
APRESENTAÇÃO
Há a vantagem de ser comprimido em vez de solução injectável. (Correio da Manhã)
-

1 comentário:

Unknown disse...

amei essa reportagem equero saber se vcs tem noticias de medicamentos contra o triplo negativo que é o meu caso ,fiz quimio ,cirurgia e rádio mais queria saber se existe algum medicamento para esse tipo agressivo de ca e evitar que ele metastise