quinta-feira, 26 de junho de 2008

VACINA CUBANA

-
Cancro do pulmão: Investigadores anunciam descoberta
-
O Centro de Imunologia Molecular cubano anunciou ter registado uma "vacina terapêutica" que pode aumentar 30 a 40 por cento o tempo de vida dos doentes terminais com cancro do pulmão. Os estudos para a criação da vacina começaram em 1992 e o primeiro ensaio clínico foi realizado em 1995. Actualmente está a decorrer um ensaio em 579 doentes de 18 hospitais cubanos. Mas a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) reage com cautela.
-
"É um produto que não está oficialmente aprovado nas entidades competentes. Temos de ter muito cuidado nestas matérias. Para um produto ser aprovado tem de passar por muitos estudos e ensaios", alertou o vice-presidente da SPP, Renato Sotto Mayor.
-
Para o especialista em pneumologia oncológica, há já, a nível internacional, vários estudos e ensaios que apontam para uma tentativa de se encontrar uma "vacina terapêutica" para o cancro do pulmão. Renato Sotto Mayor sublinhou também que o produto de-senvolvido por peritos cubanos ainda não está publicado em nenhum jornal científico credenciado. (Correio da Manhã)
-

Sem comentários: