domingo, 8 de junho de 2008

Reprimir emoções no trabalho pode causar depressão

Estudo alemão sugere que as pessoas que reprimem as suas emoções devido a motivos profissionais podem vir a desenvolver problemas de saúde, entre os quais depressão.A pesquisa foi publicada na revista científica Gehirn & Geist, sugerindo que as pessoas que necessitam de sorrir com frequência e ser cordiais no ambiente de trabalho acabam por reprimir os seus sentimentos agressivos.
-
"Esse tipo de atitude é prejudicial ao coração e pode causar problemas psiquiátricos, tais como a depressão", afirmou Dieter Zapf, autor do estudo.
-
O estudo consistiu na análise de dois grupos de estudantes que trabalhavam como funcionários num centro de telemarketing. O primeiro apresentava uma postura cordial ao telefone enquanto o segundo podia responder às críticas que os clientes apresentavam.
-
Através de uma análise do batimento cardíaco dos participantes foi possível constatar que aqueles que eram cordiais registaram um ritmo cardíaco bastante mais rápido do que os outros que não necessitavam de exprimir os seus sentimentos.
-
O investigador acredita que a tensão acumulada devido ao riso forçado pode ser responsável por outros problemas, como insónias, ansiedade e dores de cabeça.
-
Zapf recomenda que os profissionais que trabalham em contacto constante com o público façam pausas regularmente por forma a controlarem melhor as suas emoções e reduzir os níveis de stress. (Farmacia.com.pt)

Sem comentários: