domingo, 15 de junho de 2008

Excesso de peso começa a estabelecer-se antes dos três meses e logo após os três anos


Estudo de instituto francês
-
Um estudo do organismo francês Inserm (Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica) revelou que há dois períodos da infância em que as crianças correm um risco particular de desenvolverem as primeiras raízes de um futuro problema de excesso de peso: antes dos três meses de idade e logo após os três anos.
-
Entre 1997 e 2002, os investigadores do Inserm, coordenados por Marie-Aline Charles, acompanharam as crianças de duas localidades do norte de França – Fleurbaix e Laventie –, concluindo que nem todos os períodos da infância contribuem da mesma forma para um problema relacionado com excesso de massa gorda na adolescência.Segundo indicam os investigadores no estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, há dois períodos “cruciais” – os primeiros meses de vida e logo após os três anos – em que a rapidez no ganho de peso está associada à posterior percentagem de massa gorda, fenómeno que não se regista entre o primeiro ano e os 24 meses de idade.
-
Os investigadores encontraram também diferenças entre rapazes e raparigas.
-
No primeiro caso, a rapidez no crescimento registada aos três meses está não só associada com a futura massa gorda como também com a massa muscular. No caso das raparigas, esta associação só acontece em relação à massa gorda.
-
Em França, 15 por cento das crianças entre três e seis anos de idade já apresenta excesso de peso.
-
Dados do estudo
-
Título: Postnatal weight and height growth velocities at different ages between birth and 5 y and body composition in adolescent boys and girlsPublicação: American Journal of Clinical Nutrition, Junho de 2008, volume 87, págs. 1760-1768Autores: Jérémie Botton, Barbara Heude, Jean Maccario, Pierre Ducimetière, Marie-Aline Charles (Peso & Medida - Público)

Sem comentários: