domingo, 8 de junho de 2008

Médicos esperam surto de sarampo

Alerta - vírus é altamente contagioso e mortal
Médicos esperam surto de sarampo
-
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a possibilidade de um surto de sarampoem Portugal – e aconselha os centros de saúde a vacinarem todos os menores de 18 anos que ainda não estejam imunizados. Não só devem ser vacinados os adultos com maior risco devido às características culturais e socioeconómicas como os viajantes que se desloquem para zonas onde existem surtos da doença. O sarampo é altamente contagioso e pode ser mortal.
-
Com o Campeonato Europeu de Futebola decorrer e a grande deslocação de adeptos para países onde hoje existem surtos da doença, a facilidade na transmissão de pessoa a pessoa leva a DGS a emitir uma circular aos profissionais de saúde.
-
Ao CM,a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, explica a importância deste alerta. "Os centros de saúde devem organizar-se da melhor forma possível, conforme as suas realidades, urbana ou rural, para identificar as pessoas que podem ser vacinadas. A situação está controlada mas podem ocorrer pequenos surtos, porque vai haver uma maior circulação de pessoas e pode haver casos importados de sarampo."
-
A DGS recomenda aos centros de saúde que se desenvolvam esforços adicionais para que sejam identificadas famílias ou pequenascomunidades,designadamente os imigrantes com dificuldade no acesso aos cuidados de saúde, que possam estar associadas a baixas coberturas vacinais. Aconselha ainda a vacinação de todos os menores que não tiveram sarampo nem estão vacinados.
-
Os casos de sarampo na Europa têm aumentado desde 2006 mas em Portugal a maioria das pessoas está imune, por estarem vacinadas ou porque já tiveram a doença. (Correio da Manhã)

Sem comentários: