terça-feira, 9 de junho de 2009

Cancro colo-rectal: Tabaco e álcool são importantes factores de risco

-
Investigadores australianos afirmam que o estilo de vida, nomeadamente o consumo de álcool e fumar, são factores de risco importantes para o cancro do intestino.
-
São diagnosticados cerca de um milhão de novos casos de cancro colo-rectal anualmente, provocando a morte a 500 mil pessoas em todo o mundo.
-
Os factores de risco principais já conhecidos são a idade acima dos 50 anos, o historial da doença ou outro tipo de cancro na família, a dieta rica em gordura e carne vermelha, a obesidade e o sedentarismo.
-
Após reverem mais de cem estudos sobre os factores de risco para a doença, a equipa de investigadores constatou que as pessoas que consomem mais quantidades de álcool têm um risco 60% maior de desenvolver cancro, comparativamente aos que não bebem.
-
Relativamente ao tabaco, obesidade e diabetes estão associados a 20% mais riscos de desenvolver cancro no intestino, o mesmo associado ao consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas.
-
"A forte e, em grande parte, desconhecida associação entre a grande ingestão de bebidas alcoólicas com o risco de cancro colo-rectal", afirmou Rachel Huxley, líder do estudo e professora associada do George Institute for International Health, referindo-se ao que mais surpreendeu no estudo.
-
A investigadora destaca que muitos estão conscientes dos riscos da obesidade e dos maus hábitos alimentares, mas o papel do cigarro, do álcool e da diabetes na doença era ainda desconhecido.(farmacia.com.pt)
-